A Paraíba é um estado nordestino que possui a cidade de João Pessoa como capital. É dividida em Litoral, Brejo, Agreste, Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Possui em sua rotas principais cidades como Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Sapé, Conde e Cabedelo. No período junino, a cidade de Campina Grande é conhecida como o maior São João do mundo.
Um marco importante da Paraíba é a sanção de uma lei estadual contra a lgbtfobia, obrigando os estabelecimentos comerciais e repartições públicas a afixarem cartazes contendo entre outras informações, a frase "Discriminação por orientação sexual é ilegal e acarreta multa. Lei estadual nº 7.309/2003 e decreto nº 27.604/2066" o descumprimento da mesma acarreta em multa. Outro projeto de lei importante foi aprovado em dezembro de 2018, barrando a proposta de Escola Sem Partido.
A história do nosso estado é representada por importantes nomes da luta por direitos, a líder sindicalista Margarida Marial Alves, a líder paraibana da luta camponesa Elisabeth Teixeira e seu companheiro, também militante das ligas camponesas, João Pedro Teixeira.
JOÃO PESSOA
Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui uma história de 433 anos. O dia 05 de Agosto de 1585 marca a data de fundação da cidade.
A cidade nasceu às margens do Rio Sanhauá e cresceu em direção ao mar. As belas praias também são uma marca de João Pessoa, possuindo cerca de 30 quilômetros de praias, destacando-se a praia de Tambaú e Cabo Branco.
Somos a Porta do Sol! Em João Pessoa fica localizada a Ponta dos Seixas, o lugar mais ao oriente de toda a América. Por conta disso, é aqui onde o sol nasce primeiro no continente.
Além das praias, o Centro da capital é um destino certo! As praças e os casarões do Centro Histórico, o Rio Sanhauá, a Casa da Pólvora, o Trem que liga a região metropolitana de João Pessoa, o por-do-sol no antigo Hotel Globo e o Parque da Lagoa são alguns destaques.
Importante saber que mesmo possuindo um clima quente, é comum a mudança repentina para uma chuvinha, e a tarifa do ônibus municipal atualmente é R$ 3,95.
Em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco, se localiza o campus I da Universidade Federal da Paraíba. O XXXIII ENECS será sediado no Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - CCHLA, conhecido por ser um dos centros mais antigos da UFPB e destaque no grande número em pesquisa e extensão, é um ponto historicamente de manifestações e de resistência.
CABEDELO
O município de Cabedelo fica localizado na região metropolitana de João Pessoa, apenas 18km separam a cidade portuária da capital. Por ser muito próxima, é muito conhecida por ser um destino recorrente de quem visita João Pessoa, existe frota de ônibus e linha de trem que perpassam por João Pessoa até os destinos cabedelenses.
Conhecida por ser um cabo de terra que se encontra na ligação do rio com o mar, Cabedelo possui praias limpas, tranquilas, de águas calmas e mornas .
O Forte de Santa Catarina é um ponto histórico da cidade e do Estado da Paraíba; outro destino característico é o por-do-sol da praia de Jacaré, conhecido nacionalmente por ser acompanhado pelo toque do sax.
CONDE
Também localizado na região metropolitana de João Pessoa, o município de Conde tem raízes históricas na aldeia Jacoca, de índios Tabajara, a sede do município originou-se da fusão dessa aldeia com outra denominada Pindaúna, de índios Potiguaras.
Possuindo um turismo natural, a cidade é conhecida por suas famosas praias, como Jacumã, Tabatinga, Praia do Amor, Coqueirinho, Carapibus, entre outras, um destaque para a Praia de Tambaba, que recebe vários turistas devido a sua beleza e por ser uma praia de nudismo.
O município do Conde é marcante também por suas falésias sedimentares, com sítios geográficos litorâneos mais atípicos, no alto dos tabuleiros, coqueirais, rochas com formas complexas trabalhadas pela ação das marés e dos ventos.